sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Inglês: o emprego de "a" & "one" antes de expressões numéricas

Uma dúvida frequente entre alunos iniciantes é sobre o uso do "A ou ONE", antes de números. Só por curiosidade resolvi perguntar alguns amigos fluentes em inglês, se eles sabiam da regra. Para minha surpresa, todos falaram a mesma coisa “eu não sei a regra, uso a ou one intuitivamente”.Acabei confirmando a hipótese de que ouvir é um ótimo exercício para obter fluência, quando ouvimos bastante acabamos internalizando o idioma. Dessa forma, mesmo não sabendo a regra, algo dito de forma errada soa estranho e acende a luz vermelha de alerta. Opa! Alguma coisa está errada aqui!
Aqui está a verdadeira função da gramática, tirar dúvidas de algo que já falamos naturalmente, porém não havíamos estudado a regra.
Agora vamos ao uso de "a ou one" antes de números. Confira os dois exemplos seguintes:120, pode-se dizer "a hundred and twenty ou one hundred and twenty.
1000000,pode ser dito "a million" ou "one million".As regras são as seguintes."One" é usado para expressar o número de maneira mais formal e precisa, pode ter também a função de enfatizar, como em: My family supports me one hundred per cent = Minha família me apóia cem por cento."A" só pode ser usado no início de um número, portanto nada de dizer “three thousand and a hundred”. O correto é “three thousand and one hundred”.
Esta última, é a regra matadora e gera muita confusão. A não é utilizado com frequência antes de números entre "1100 e 1999," veja os exemplos:
1099 que pode ser dito "a thousand and ninety-nine." ou "one thousand and ninety-nine." Repare que é um valor abaixo de 1.100! "1.100" = one thousand one hundred, 1350, one thousand three hundred and fifty.