quinta-feira, 12 de maio de 2011

ENTENDA O INGLÊS QUE O NATIVOS FALAM

O que significa “I’ve got your number”?


Você deve estar pensando que a resposta ao título da dica de hoje é muito simples, não é mesmo? Deve estar até achando que nem vale ler a dica até o fim, pois “I’ve got your number” é uma expressão que qualquer aluno iniciante sabe o que significa. Afinal, é mais do que óbvio o que ela significa.

Sinto desapontar a todos, mas não é nada tão simples assim. Aliás, se fosse simples, eu não perderia o meu tempo e muito menos o de vocês. Preparem-se, pois uma simples expressão como “I’ve got your number” pode ter um uso curioso e que vocês podem ficar surpresos.

I’ve got your number” é uma expressão usada em inglês quando queremos dizer que a pessoa não pode mais nos enganar. Ou seja, nós sabemos que ela vive aprontando alguma coisa e que agora não adianta ela posar de santa; pois, já sabemos que ela não lá flor que se cheire (pessoa que se confie). Uma expressão que usamos muito em português é “quem não te conhece, que te compre”.

Vejam os exemplos abaixo:
  • I know what you’re up to, and I’ve got your number. (Eu sei o que você anda aprontando. Quem não te conhece, que te compre.)
  • I’ve got your number, so I’ll keep an eye on you. (Quem não te conhece que te compre. Então, vou ficar de olho em você.)
  • I don’t trust you. I’ve got your number, man. (Eu não confio em você. Quem não te conhece, que te compre.)
  • Yeah! I know you wanna help! I’ve got your number. (Tá bom! Sei bem que você quer ajudar. Quem não te conhece, que te compre.)
Portanto, sempre que alguém, da qual você desconfia das reais intenções ou que tenha um histórico de maracutaias, estiver cheio de boas intenções e coisas do tipo, você poderá dizer “I’ve got your number”.

Para encerrar, vale acrescentar que é muito mais comum ouvir e dizer “I got your number”. Um exemplo, “I got your number, boy. So, don’t try to fool me” (Quem não te conhece que compra, véi. Então, não tente me fazer de idiota). E aí!? Será que deu para entender bem a ideia? Espero que sim! See you all tomorrow. Take care!