segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprender a Pronúncia do Inglês

Link to Inglês na Ponta da Língua


Como aprender a pronúncia do inglês sozinho? Como dominar a pronúncia da língua inglesa? Como fazer para aprender a pronúncia do inglês como um nativo? Uma das grandes dificuldades de quem estuda inglês é a tal da pronúncia. A dificuldade fica ainda muito maior quando você decide estudar sozinho. Sem o auxílio de um professor, a coisa pode ficar mais complicada.
A maioria de vocês que acompanha o meu trabalho sabe que eu – Denilso – aprendi inglês sem frequentar escolas e sem morar fora do país. Tudo o que eu aprendi foi com a ajuda de livros que me eram doados ou que eu comprava após economizar uma graninha. Quando eu falo isso, muita gente pergunta como eu aprendi a pronúncia. Assim, vou dar abaixo algumas dicas do que eu fazia (e ainda faço). Vou indicar livros, sites, atividades e o que mais der para incluir neste post.
» LIVROS
Quando eu comecei a estudar inglês, eu tinha um dicionário que mostrava como a palavra era pronunciada. A tal pronúncia era escrita em português e isso me ajudou bastante. No meu dicionário eu lia a palavra “I” (eu) e do lado vinha a pronúncia [ai]; eu lia “house” (casa) e a pronúncia [raus]; home (lar), [roum]; think (pensar, achar), [finq]. E assim eu ia aprendendo inglês ao meu modo. Eu me virava. Para começar estava de bom tamanho!
Pronúncia do InglêsCom o passar do tempo, fui aprendendo mais e mais coisa. Comecei a ficar mais crítico e exigente em relação à pronúncia. Eu sabia que tinha de melhorar e tomei as medidas necessárias para isso. Identifiquei os sons que eu errava com mais frequência. Percebi que não eram tantos e foquei no aprendizado deles. Para me ajudar, comprei livros de fonética, fonologia, pronúncia e entonação.
O primeiro livro foi “English Phonetics and Phonology” (Peter Roach, ed. CUP). Com esse livro aprendi a diferenciar os sons vocálicos, consonantais, aprendi como cada som deveria ser produzido corretamente, aprendi sobre entonação e muito mais. Depois adquiri “Pronunciation for Advanced Learners of English” (David Brazil, ed. CUP) e “Intonation in Context: intonation practice for upper-intermediate and advanced learners of English” (Barbara Bradford, ed. CUP). Todos esses livros são voltados para a pronúncia britânica (Received Pronunciation) e foram fundamentais para que eu fizesse e passasse nos exames de Cambridge (FCE, CAE e o temido CPE).
Depois, quando fui trabalhar no CCAA, passei a focar também na pronúncia americana. Foi aí que comecei a adquirir livros voltados para a pronúncia dessa variante do inglês: “Focus on Pronunciation: principles and practices for effective pronunciation” (Linda Lane, ed. Addison Wesley Publishing Company), “American Accent Training” (Ann Cook, Barron’s) e “American Accent Training: Grammar with Audio CDs” (Ann Cook, Barron’s). Esse livros foram o alicerce para eu aprender a diferenciar os sons do inglês americano para o britânico. Simplesmente fantásticos!
Há hoje no mercado inúmeros livros de pronúncia. Há livros escritos por autores brasileiros e livros de autores internacionais. Você pode encontrar livros que focam apenas nos sons isoladamente ou em livros que já vão para a pronúncia da comunicação real. Eu particularmente recomendo aqueles que focam na pronúncia real. Os sons isolados você pode aprender em um curso online de pronúncia ou em sites dedicados ao assunto.
» WEBSITES
Eu não tinha acesso à internet quando estudava inglês. Portanto, acessar websites era inimaginável. Atualmente há também vários sites, blogs, podcasts, apps para smartphones e tabletes, e canais no Youtube dedicados à pronúncia. Seguem abaixo alguns sites que considero excelentes para o aprendizado da pronúncia do inglês americano:
Caso não goste desses sites, ou seu foco seja o inglês britânico, encontre outros que estejam de acordo com o seu estilo. Faça buscas no Google, na AppStore, na Google Play, iTunes, etc., e você encontrará inúmeros serviços gratuitos e pagos para ajudar você a melhorar a pronúncia.
» IDENTIFIQUE SEUS PONTOS FRACOS
Ter um bom material é fundamental. Mas, eu também recomendo que você identifique os seus pontos fracos e trabalhe-os aos poucos. Não se esqueça dos seus pontos fortes. Torne-os cada vez melhores. Assim, você melhorará em praticamente tudo. Além da produção de alguns sons, eu também encontrava problemas com a entonação. Eu então me esforçava ao máximo para dominar isso. Confesso que até hoje me esforço. Afinal, ainda não deixei de aprender.
» ESCUTE INGLÊS O MÁXIMO QUE PUDER
Não adianta fugir! Não adianta dizer que não consegue! Não adianta dizer que é chato! Não adianta dar desculpas! Se você quer mesmo melhorar na pronúncia do inglês, você deverá ouvir inglês o máximo que puder. Escute músicas, filmes, seriados, desenhos animados, entrevistas e o que mais der para ouvir em inglês. Escutar a língua-alvo com frequência ajuda seus neurônios a se acostumarem com a nova língua. Sobre isso, recomendo que você leia a dica “Por que listening é difícil?“. Há inúmeras outras dicas sobre listening aqui no blog, portanto, encontre-as e leia-as.
» DEDIQUE-SE
Dedicação é fundamental para seu progresso. Não basta ter livros excelente e acesso à internet. Você deve estudar, ouvir os CDs, repetir exaustivamente o que deve ser repetido, fazer anotações e tudo mais. Leia textos em voz alta, grave-se e depois corrija a sua pronúncia baseando-se nas gravações feitas.
Uma atividade que eu fazia muito era o voice-over. Essa atividade é muito interessante e ajuda muito se você a fizer com frequência. Nela você deve repetir simultaneamente o que ouve. Ao mesmo tempo que ouve, você deve repetir o que está ouvindo. Procure manter o mesmo ritmo, entonação, pronúncia dos sons e tudo mais enquanto escuta um diálogo, trecho de um filme, música, comercial em inglês…
Como você pode ver, essa coisa de melhorar a sua pronúncia do inglês depende mais de você meter a cara e fazer do que ficar esperando bater a cabeça na parede, desmaiar e acordar falando inglês como um americano, inglês, australiano, canadense, neozelandês, indiano, etc. Dedique-se! Invista tempo e dinheiro! Corra atrás! Você pode não falar inglês como um nativo, mas certamente conseguirá enganar muita gente. No entanto, lembre-se que muitas coisas você poderá não dominar em relação à pronúncia. Saiba por que isso pode acontecer, lendo a dica “Por que aprender a pronúncia do inglês é difícil?“.
É isso por enquanto! Bons estudos e muito aprendizado para você.
O post Aprender a Pronúncia do Inglês apareceu primeiro em Inglês na Ponta da Língua.