sábado, 14 de abril de 2012





Curiosidade: O Titanic e o Pronome She


Você deve estar enjoado de tanto ouvir falar sobre o Titanic, não é mesmo? Hoje 14 de abril, o naufrágio trágico e histórico dessa embarcação completa 100 anos. Logo, todos os canais de TV estão dedicando programas que falam exaustivamente sobre isso. Embora eu também esteja enjoado de Titanic, não pude deixar de escrever algo a respeito. Afinal, o que vou falar aqui é uma curiosidade sobre a qual muitas pessoas costumam questionar vez ou outra.

Não estou falando de curiosidade sobre o Titanic em si, mas de uma curiosidade linguística sobre o uso do pronome “she” (ela) para se referir a embarcações. Isso mesmo! Em inglês é comum usarmos o pronome “she” para falarmos de “ships”, “boats”, “submarines”, “battleships” e quaisquer outros tipos de embarcações. Vamos ver isso melhor!

Quem assiste a programas no Discovery Channel, History Channel, CNN, Fox News e canais semelhantes já deve ter visto inúmeros documentários sobre o Titanic. Nesses documentários é comum ouvir os locutores dizendo:
  • Titanic was believed to be unsinkable, but she sank taking the lives of...
  • Where exactly was the Titanic the night she sank?
  • As she sank, Titanic broke in half...
  • She set sail beautifully from the 10th of April until the night of April 14th.
Pronome She para Navios e Barcos
Enfim, como você pode ver o uso de “she” para se referir ao Titanic é frequente. Ao perceber isso, muitos logo fazem a seguinte pergunta: Por quê? Qual é a regra para isso? Qual a lógica?

A resposta exata ninguém tem. Também não existe uma regra. O que se sabe é que em inglês é assim e ponto final. Para um falante nativo de inglês, o fato de se referir a uma embarcação com o pronome “she” é algo normal. Eles não vêm nada de estranho nisso. Seria o mesmo que perguntar para um falante de português por que falamos “marido”, mas não falamos “marida”.

O legal é que algumas pessoas, falantes nativos mesmo, tentam dar algumas explicações. Assim, há algumas teorias populares que tentam desvendar este mistério. Abaixo, apenas por curiosidade, você conhece as quatro principais.

Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos oferecidos pelo Inglês na Ponta da Língua [Denilso de Lima]. Para saber a respeito, clique naquele de se eu interesse: Aprender inglês Lexicalmente, Curso Básico de Pronúncia e Being a Lexical Teacher.

Antes do mundo da língua inglesa ser o que é hoje, existiam os anglo-saxões. Esse povo aí tinha costumes e cultural germânicas misturadas com nórdicas e tudo mais. Para esse pessoal todo, os barcos ou navios eram o principal meio de transporte. Por questões de respeito aos deuses dos sete mares, todos os barcos e navios eram dedicados a uma deusa amada e venerada por seus construtores. Logo, isso explicaria as razões para se referir às embarcações com o pronome “she”.

A segunda teoria é bem romântica. Dizem que os marinheiros, ao empreitarem longas viagens, sentiam falta de suas companheiras e amantes. Assim, passavam a ter uma relação de amor e carinho por aquele meio de transporte que oferecia a eles aconchego, alimento, segurança, companheirismo e tudo mais. Logo, eles se referiam ao navio como se fosse uma mulher, companheira e amante ao longo das viagens.

A teoria mais linguística e louca vem agora. Dizem que nas línguas românicas (português, espanhol, francês, etc.) a tradução exata da palavra “ship” resulta em um substantivo feminino. Você deve estar pensando, “nada a ver isso, afinal ninguém fala a navia, mas sim o navio”. Bom! Sinto informar que “ship” significava originalmente “nave” ou “nau”, portanto “a nave” ou “a nau”. Já que estou falando sobre isso, vale dizer ainda que a palavra “navio” ou “nave” vem do latim “navis”, que por sua vez vem do grego “naus”. E agora!? Fez mais sentido a ideia de “ship” ser “she” por causa da origem das palavras? [Convenhamos que isso é viajar demais na maionese para achar uma explicação!]

A última teoria também é romântica. Todos os navios ao serem construídos eram dedicados a uma mulher importante na vida de seu dono, geralmente a mãe, para não ter problema entre a esposa e as amantes. Logo, referir-se ao navio ou barco com o pronome “she” era o mais natural.

Nenhuma dessas quatro teorias tem fundamento. O curioso é que as quatro remetem a algo romântico! A primeira, o amor aos deuses; a segunda, o amor dos marinheiros pelo barco; a terceira, envolve as línguas românicas, que em inglês são conhecidas como “romance language”; e, a quarta, o amor que o dono tinha por sua mãe. Bom! Pelo menos nisso as teorias concordam: o amor é tudo!

Enfim, seja lá como for, está aí mais uma curiosidade da língua inglesa para você. Acontece que o melhor eu deixei para o final. Sabendo que em inglês sempre usaremos o pronome “she” para nos referirmos a barcos e navios, você agora está ciente que o Titanic não é ele, mas sim ela? Ou seja, não deveríamos falar O Titanic, mas sim A Titanic? O nome do navio não era Titânico, mas sim Titânica. Pare para pensar nisso! Acho quevocê não dorme mais hoje depois de descobrir isso! [O que você achou dessa curiosidade? Clique aqui e deixe seu comentário!]

Ok! Chega de conversa! Até a próxima dica! Take care!