terça-feira, 13 de julho de 2010

INGLÊS COMO FALAM OS NATIVOS

O que significa o termo 'It Girl'?

Algumas garotas inteligentes e leitoras deste blog enviaram emails pedindo para que eu falasse [explicasse] sobre o termo 'it girl'. Afinal, não só nos dias de hoje as 'it girls' causam e arrasam com seu carisma, charme, inteligência, finesse, tendências e tudo mais que faz uma verdadeira 'it girl'. Mas afinal, o que significa esse tal de 'it girl'? Que expressão é essa? De onde saiu? Para que serve?


A romancista britânica, Elinor Glyn [1864 - 1943], foi quem cunhou o termo 'it' como um eufemismo para 'sex appeal'. Para ela, "'IT' is that quality possessed by some which draws all others with its magnetic force. With 'IT' you win all men if you are a woman - all women if you are a man. 'IT' can be a quality of the mind as well as a physical attraction."

Assim, de forma resumida, quando em revistas de moda e coisas do gênero você lê que alguém [uma garota] é uma 'it girl' significa que se trata de uma garota [mulher] que possui carisma, charme, elegância, finesse, inteligência... Um 'it girl' cativa as pessoas ao seu redor, ela influência de modo positivo aqueles e aquelas que estão em seu raio de atuação.

Vale dizer aqui que uma 'it girl', de acordo com as especialistas, não se faz com roupas de grife. Logo, ser uma 'it girl' não tem nada a ver com possuir uma 'bolsa Chanel + sapato Louboutin + mergulho na Daslu'. Isto porque o conceito 'it girl' não está na grife [na marca]. Ser uma 'it girl' vai além disso.

Infelizmente, algumas expressões devem ser compreendidas a partir do seu conceito, da ideia que transmitem, do que representam. Logo, o termo 'it girl' é algo que precisa sem internalizado com seu conceito sem a necessidade de traduções ao pé da letra e equivalências esdrúxulas. esse mistério saudável e curioso certamente faz parte de uma 'it girl'.

Portanto, a expressão em inglês continuará assim sem tradução. Assim como nos rendemos aos pés das 'it girls' temos também de nos render aos pés da expressão em si.

Para encerrar saiba que o termo 'it boy' também existe, mas é ainda pouco conhecido. Por favor, não confundam 'it boy' com sinônimo de... Como posso dizer isso sem parecer rude? Enfim, ser um 'it boy' não significa ser... ai ai... homossexual [para ser mais educado]. Caso você queira se aprofundar ainda mais no conceito de 'it girl' recomendo que leia o excelente blog It Girls por Ale Garattoni, lá certamente você entenderá ainda mais o que significa o termo 'it girl'.

LEMBRE-SE: O leitor ou leitora de qualquer do Brasil ou do exterior, qualquer um poderá fazer um curso completo de língua Inglesa e Hebraico (bíblico e moderno) a distância, ministrado pelo POLYCENTER. Busque informações, pelo e-mail "borgeshalom@yahoo.com.br". O custo até este mês é promocional. Outra é a promoção da compra de 4 ebooks pelo valor de R$35,00 até o dia 20 DE JULHO. Quem comprar até lá, leva GRATUITAMENTE o material 'Speak English Like an American' [ebook e áudios]. O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito, tranferência bancária ou boleto. Para saber mais sobre essa promoção clique aqui ou pague via PagSeguro ou PayPal clicando nos respectivos botões abaixo.

Pagseguro

PayPal