domingo, 18 de outubro de 2009

EM INGLÊS: COMO SE DIZ "HORÁRIO DE VERÃO"

O polêmico “horário de verão” – de que alguns gostam e outros não – pode se chamar daylight saving time. Embora exista "summer time", não existe um "winter time" correspondente. Quanto aos horários, acredito que possam ser consultados pela Internet. Há cinco "time zones" (fusos horários) nos Estados Unidos. Em Inglês, a expressão correta para referir-se ao  "horário de verão" é "DAYLIGHT SAVING TIME". É isso aí!

O QUE QUER DIZER "LAN HOUSE'"

O Prof. PEDRO BORGES responde à leitora do nosso blog Adriana Chapira, do Rio de Janeiro:
***. LAN são as três letras que se referem a  "Local Area Network" que ao pé da letra, quer dizer "Rede da Área Local". Todavia, o emprego vernacular da mencionada expressão significa "loja, galeria e espaços  que dispõem de computadores para acesso à internet mediante pagamento pelo tempo utilizado. O acréscimo de “house” é costume brasileiro, não sendo necessariamente usado em Inglês. Nos países de língua Inglesa, basta o termo LAN para significar  que o estabelecimento dispõe dessa rede. LAN HOUSE é locução nominal usada na estrutra da comunicação brasileira.

[

INGLÊS: COMO SE DIZ "PEN DRIVE"

Não estranhe o título deste artigo porque você o leu direito. A razão é simples: algumas vezes, “importamos” palavras e expressões do inglês para a língua portuguesa e elas acabam ganhando significados diferentes daqueles usados no idioma de origem. Alguns exemplos de falsos anglicismos já foram retratados aqui mesmo no blog do Polycenter. como em “Como se diz “smoking” em inglês? e “ Vocabulário: OUTDOOR“. Esse também é o caso de “pen drive”, pois em Inglês as opções mais frequentes são “MEMORY STICK”, “FLASH DRIVE” ou “USB DRIVE”. Para confirmar o que estou dizendo, experimente fazer uma pesquisa no site da Best Buy, uma rede americana de lojas de eletro-eletrônicos. Se digitar “pen drive”, você não vai achar nenhuma ocorrência.
* The Memory Stick is currently available in 4MB, 8MB, and 16MB versions. (CNN)
* O pen drive é comercializado nas versões de 4MB, 8MB e 16MB.